HISTÓRICO DE ITAPORÃ

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE ITAPORÃ


O município tem a população de aproximadamente 17.550 pessoas, tem como prefeito hoje, o Sr. Marcos Antonio Pacco.
A colonização da área que hoje constitui o município de Dourados, foi inspirada ainda na 3º década deste século, quando o então Presidente de Estado, Pedro Celestino Corrêa da Costa determinou pelo Decreto Estadual n° 30 de 20 de dezembro de 1953, o desmembramento do município de Ponta Porá, área reservada para colonização. Por volta de 1946, o então prefeito de Dourados, João Augusto Capilé Junior deu início à exploração das terras reservadas com o firme propósito de levar avante a colonização.
Com o inicio da colonização, o Prefeito Capilé encontrou uma pequena área com baixa vegetação que logo escolheu pra sede da futura colônia que recebeu o nome de Colônia Agrícola Municipal de Dourados. Terminado o mandato de Capilé Junior, assumiu a Prefeitura de Dourados o Sr. Antonio de Carvalho, que continuou a obra de seu antecessor. Na sua administração foram legalizados todos os lotes doados aos colonizadores e, foi intensificada a colonização. No ano de 1944 chegaram onde hoje é o município de Itaporã, 7 famílias, instalando-se próximo ao Córrego Canhadão.
Em 1945 começou a ministrar aulas na Colônia a Srª Olímpia Moura, primeira professora, que atendia os filhos dos colonos aqui instalados.
O primeiro morador a residir onde hoje é a sede do município, foi o Sr. José Domingos que construiu a primeira casa de coqueiro e sapé.
Em 1950 foi construída a primeira Capela sob a proteção de São José, construção simples, um pequeno salão e uma sacristia.
O que se pode afirmar é que alguns profissionais contribuíram de maneira significativa para a formação da Colônia, como o Sr. Santana, que chegou no ano de 1963 e com sua câmera fotográfica registrou grandes momentos do município.
O Sr. “Antonio Japonês” que com sua farmácia atendeu os moradores com medicamentos e consultas.
Os deputados Camilo Ermelindo da Silva e Francisco Leal de Queiroz apresentaram um projeto de lei para elevar a Colônia Municipal a Município devido ao grande progresso alcançado pela Colônia. Fato este que surpreendeu até mesmo os próprios moradores da Colônia.
A Colônia Municipal foi elevada à categoria de Município pela lei 659, de 10 de dezembro de 1953, ratificada pela Lei n° 370 de 31 de Junho de 1954, integrando à Comarca de Dourados, sendo nomeado o Sr. Durval Gomes da Silva para administrar o Município até a primeira eleição.
CONTEXTO SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DO
MUNICÍPIO DE ITAPORÃ

O município de Itaporã conta no momento com 05 agroindústrias, todas com mão-de-obra familiar e 07 indústrias já instaladas e em operação no município. E possui aproximadamente 329 estabelecimentos comerciais, onde emprega cerca de 710 funcionários em aproximadamente 302 pontos distribuídos pela cidade e os demais estabelecimento localizam-se nos Distritos que empregam cerca de 64 funcionários.
No nosso município existem 04 estabelecimentos bancários e cooperativas de crédito: Banco do Brasil S/A, Banco Bradesco S/A, Sicredi Itaporã e Casa Lotérica.
As principais culturas do município são: apicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, fruticultura, olericultura, piscicultura e suinocultura.